(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

LASER MELHORA SAÚDE BUCAL DO PACIENTE ONCOLÓGICO

Publicado por Íntegra Comunicação Estratégica – Assessoria de Imprensa Oncomed em 07/06/2017 às 14:57


Saúde bucal em dia é sinônimo de mais qualidade de vida para o paciente oncológico. Isso se deve ao fato de que tanto a quimioterapia quanto a radioterapia podem trazer, como efeitos colaterais, a ocorrência de aftas, ardência, inflamações e uma série de outras manifestações que, além de atrapalhar a alimentação, chegam a comprometer a continuidade do tratamento. Tecnologia não invasiva, a laserterapia é capaz de tratar e prevenir afecções bucais, possuindo propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

“Quando a saúde bucal fica prejudicada, o paciente passa a ter mais dificuldade de se alimentar e até de tomar água. Em alguns casos mais severos, com mucosas muito fragilizadas, somos obrigados a interromper o tratamento do câncer”, explica o médico oncologista clínico Marcelo Benedito Mansur Bumlai, responsável técnico pela Clínica Oncomed, de Cuiabá. “Neste sentido, é importante aliar ao tratamento o atendimento odontológico especializado. Ao adotar a prática de acompanhamento multiprofissional, contando com a presença de dentistas na própria Clínica, é possível proporcionar ao paciente mais conforto e segurança”, observa.

Denominada mucosite, uma das principais consequências debilitantes da quimioterapia e/ou radioterapia é caracterizada por inflamação e ulceração (aftas) da mucosa bucal e gastrointestinal. Este quadro ainda aumenta o risco de infecções sistêmicas.  A recomendação é que a laserterapia odontológica seja iniciada juntamente com o tratamento oncológico. “A aplicação do laser em toda a boca é um procedimento rápido e indolor. Utilizar este método preventivamente consiste, muitas vezes, na conduta ideal. No entanto, caso a aplicação preventiva não tenha sido realizada, é importante fazer o procedimento assim que surgir a primeira lesão, devendo então, a periodicidade ser ajustada para cada paciente”, explica a dentista Bruna Bumlai, integrante do corpo clínico da Oncomed.

O rol de possíveis problemas bucais provenientes do tratamento do câncer é extenso e inclui, além da mucosite, boca seca, aumento na incidência de cáries, hipersensibilidade nos dentes, inchaço, dor facial, dificuldades de abrir a boca, de comer e falar. O rápido controle destas manifestações proporciona condições de manter o tratamento do câncer, conforme planejado pela equipe médica.

“É muito gratificante vermos os excelentes resultados da laserterpia em nossos pacientes. Mesmo naqueles que estão com a saúde mais debilitada, a resposta ao procedimento é extremamente positiva. A retomada das funções da boca resulta em mais bem estar e qualidade de vida”, pontua Bruna Bumlai, ao enfatizar que o uso do laser, além de diminuir a dor e a inflamação, traz melhorias à produção de saliva e ameniza os efeitos da radiação.

Sobre a Oncomed - Fundada em junho de 1996, a Oncomed tornou-se referência regional no tratamento do câncer por oferecer serviços da mais alta qualidade, desempenhados por competente equipe multiprofissional. A Clínica, localizada na Rua Comandante Costa, região central de Cuiabá, conta com atendimento completo ao paciente oncológico (consultas, cirurgias, quimioterapia, radioterapia, psicologia e nutrição). Para saber mais, é só acessar www.oncomedmt.com.br.
(65) 3615-5221
GFP Publicidadee-box - Sitevip InternetSitevip Internet