(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

Oncomed ministra palestra sobre a saúde do homem

Publicado por Oncomed em 23/11/2017 às 15:18

Durante todo este mês de novembro, a Oncomed reforça os cuidados com a saúde do homem em celebração ao Novembro Azul. A campanha tem o objetivo principal de combater o câncer de próstata, por meio do incentivo à realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce. No último 17 de novembro, foi a vez dos colaboradores da empresa Agenda Assessoria, com sede em Cuiabá, de receberem a palestra ministrada pelo médico especialista em oncologia clínica, Gabriel Zanardo.
 

Segundo Zanardo, abordar a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata é uma das ações mais importantes que as empresas podem oferecer para seus colaboradores com o intuito de orientação e prevenção. “A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata foi nossa principal mensagem deixada aos colaboradores da Agenda Assessoria. O câncer de próstata no Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum no homem e sexto tipo mais comum no mundo todo, e, a falta de conscientização do homem em relação a sua saúde, devido a mitos e tabus sobre o diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer, adiam o diagnóstico e por consequência, o tratamento”, explicou o especialista e palestrante.
 

Em sua palestra, Gabriel Zanardo, citou estudos que apontam para uma redução de 21% nas mortes causadas por este tipo de câncer em decorrência de ações voltadas à prevenção, e alertou que não há como evitar o câncer de próstata, mas o diagnóstico precoce amplia chance de cura em 90%. “Como a doença não apresenta sintomas em seu estágio inicial, a importância de exames regulares, especialmente nos homens a partir dos 50 anos é fundamental. Na ausência dos sintomas, a partir dessa idade é recomendado ir anualmente ao urologista para realizar o exame de toque e PSA no sangue”, orientou.
 

Entre os fatores de risco citados pelo médico, além da idade, estão o histórico familiar, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. Itens que chamaram a atenção da plateia formada essencialmente por homens. “Temos ao menos 300 funcionários e 49% deles são homens. Os fatores de risco do câncer de próstata chamou a atenção dos nossos colaboradores que não imaginavam que a obesidade, por exemplo, poderia contribuir negativamente para a doença”, declarou o gerente de Tecnologia da Agenda Assessoria, Gláucio Cardoso.
 

O gerente também declarou que a empresa se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores e inclui em suas ações palestras e campanhas que venham a contribuir com a conscientização da saúde e educação de todos. “Sabemos que o conhecimento aqui passado será propagado para amigos e familiares. Além do mais, em casos como o do câncer de próstata contribuímos também para desmistificar o exame e o preconceito, colocando a saúde do homem em primeiro lugar”, disse.
 

 Câncer de próstata – Entre as informações transmitidas na palestra, Gabriel Zanardo explicou que o câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. “Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta”, exemplificou.
 

 Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir a doença. “Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença”, detalhou.

 

 

(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet