WhatsApp
(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

Outubro Rosa da Oncomed transmite mensagens de resiliência e superação

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 15/10/2018 às 08:01

A emoção marcou o evento “O poder de acreditar na vida”, realizado pela Clínica Oncomed nesta quarta-feira (10), em alusão ao Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância de combater o câncer de mama. Palestra, dinâmicas, depoimentos e oficina de maquiagem mostraram que é possível superar-se e fortalecer-se diante de doenças como esta. E que também é imprescindível o apoio de outras pessoas. 

Segundo a médica oncologista Cristina Guimarães Inocêncio, diretora da Oncomed, este foi o sexto evento realizado pela clínica, que acredita muito na importância da campanha do Outubro Rosa e na participação das pessoas como multiplicadores dessa consciência. “Isso aqui é para vocês lembrarem que todas têm que fazer mamografia a partir dos 40 anos pelo menos uma vez ao ano. Este é um momento em que a gente pode levar informação e aprender cada vez mais sobre a nossa saúde”, disse.

Cristina salientou também que a campanha “O poder de acreditar na vida” visa mostrar que a força para enfrentar os desafios está dentro de nós mesmos, como mostrou a primeira atividade do dia. A coach Neide Freitas Arantes, sócia da Pipou Consultoria e Coaching, proferiu palestra sobre o tema utilizando a pipoca como metáfora.

“Para o milho se transformar numa flor branca, ele precisa passar pela fervura, pelo fogo”, explicou, ressaltando que depende das pessoas escolher se querem experimentar essa mudança ou simplesmente se tornarem “piruás” (aqueles grãos que não estouram). “Elas são pipocas porque são vencedoras, são vitoriosas, já passaram por essa fervura e estão dando lições de vida fantásticas”, comparou.

Foi o que fez a médica Larissa Chiuchi. Ela contou que teve o diagnóstico de câncer de mama em 2017, aos 37 anos, e como foi sua jornada rumo à cura. “Sempre pensei nesse momento, em poder contar minha história. Acredito que muitas aqui passaram por essa mesma história e estou muito feliz de contribuir. Espero poder ajudar todas e ser um exemplo na vida de todo mundo”, falou a convidada, bastante emocionada.

Larissa aproveitou para agradecer a forma como foi tratada pela Oncomed num momento tão difícil de sua vida. “Além do tratamento ter sido muito bom, tive muito apoio emocional da equipe também, muito carinho, e isso me ajudou bastante durante a minha jornada”, lembrou. Segundo ela, se sentir acolhido, seguro, é muito importante. “Como médica, sei que os pacientes, quando têm um pensamento positivo, quando estão confiantes, o resultado é bem diferente. Isso influencia muito. Esse tratamento que eu tive, o acolhimento, o carinho, foi fundamental no sucesso do meu tratamento”, reforçou.
Para Flores Therezinha de Jesus, que foi diagnosticada com câncer em 2008, fez reconstrução da mama e teve que retirar a prótese por causa da rejeição pelo organismo, os testemunhos têm grande poder. “É muito importante ver a força que hoje as mulheres têm. Elas não têm mais vergonha de falar. Uma dá força para a outra e isso é muito importante. Adorei estar aqui, ouvir tudo que ouvi. Vou sair muito mais fortalecida do que entrei”, elogiou a integrante do MT Mamma que há 9 anos dá testemunhos de cura.

“Esse envolvimento fortalece as pessoas, porque elas compartilham os medos, as ansiedades, seus sentimentos, e isso dá uma sensação de não estar sozinho”, analisou o médico mastologista Aguiar Farina, que também falou durante o evento. As experiências das pacientes ensinam inclusive os médicos, frisou. “Cada vez que uma paciente passa pela vida da gente deixa um pouquinho dela para nós, aprendemos um pouco mais com isso. O médico tem que estar preparado para ser firme na hora em que precisa propor um tratamento, porque essa pessoa precisa se sentir segura, mas não tem como deixar de lado a emoção. Essa troca de sentimentos é muito forte e a gente acaba sentindo isso também de modo muito intenso”, contou.

O evento “O poder de acreditar na vida” teve ainda outros momentos emocionantes, como o coro dos participantes na música Maria Maria, de Milton Nascimento, na dinâmica conduzida por Neide Arantes. E na apresentação do poema “Gratidão”, dedicado ao MT Mamma por Anair Ambrosina Carvalhaes, que resolveu demonstrar seu sentimento por ter superado o câncer de mama por duas vezes.
 
(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet