WhatsApp
(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

Oncomed promove palestra sobre prevenção do câncer de próstata para funcionários do Crea

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 03/12/2018 às 07:55

A Oncomed, clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer, promoveu na última terça-feira (13), palestra para funcionários, conselheiros e associados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) sobre prevenção ao câncer de próstata, reforçando a campanha ‘Novembro Azul’.

Além da Oncomed, o encontro, idealizado pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), contou com a parceria da Faculdade Educare-MT e do Laboratório Carlos Chagas. O objetivo foi alertar a sociedade sobre a importância de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O radioterapeuta Cláudio Barros Ohashi, representante da Oncomed no encontro, mostrou que Mato Grosso é um dos estados com maiores índices de homens com câncer de próstata, com estimativa de 1080 casos. Em Cuiabá, são 240, número elevado, de acordo com o médico.

“A incidência em Mato Grosso é uma das mais altas, juntamente com Mato Grosso do Sul e a região Sul do país. Se consideramos a população de 50 anos, entre 70 a 90 casos são registrados a cada 100 mil habitantes, é um número muito alto. O preconceito ainda é o grande tabu, em todas as campanhas, por isso reforçamos a importância do exame preventivo de toque, e o que observamos nos postos de saúde, clínicas, é que os homens não fazem prevenção de qualquer tipo de doença, já comparecem quando estão doentes”, afirmou.

Quando se faz o exame preventivo de toque e PSA, dos 50 anos em diante, a chance de cura é alta em caso de detectado o câncer. Segundo o médio, 90% dos pacientes que têm diagnóstico precoce, são curados.
“O exame preventivo após os 50 anos é fundamental, pois os homens só sentem as dores quando o câncer já está agravado”, explica Carlos Ohashi.

Diretor-geral da Mútua, Adjane Prado, agradeceu a Oncomed pela parceria e disponibilidade em realizar essa palestra de conscientização. “Temos a parte social da entidade do Crea e a Mútua é preocupada com a saúde dos nossos profissionais. E, neste mês do ‘Novembro Azul’, queremos trazer palestras para conscientizar nossos profissionais. Além disso, estamos usando a camisa durante o mês em alusão ao tema, divulgamos em nosso site, para alertar as pessoas sobre a prevenção”, comentou.

Já o diretor-administrativo da Mútua, Mario Cavalcanti de Albuquerque, disse que é importante que a Mútua sempre esteja presente junto aos funcionários do Crea, levando palestras e informações para os seus profissionais, como essa que a Oncomed realizou.

“Nosso objetivo é levar mais informações e esclarecimentos, divulgar o sistema Crea e estar próximo dos nossos profissionais e associados”, disse.

Chefe de gabinete do Crea, Pericles Baiceres, afirmou que a palestra é essencial para os funcionários e lembrou a importância do exame preventivo do toque, citando a morte do seu irmão há quatro anos, de câncer de próstata.

“As pessoas têm constrangimento, preconceito em não fazer o exame de toque. Tenho 73 anos e faço desde os 45, é rápido e importantíssimo o exame. Perdi um irmão com câncer de próstata, então a conscientização do ser humano e homem principalmente, é fundamental. Se você gosta de si e da vida, tem que fazer o exame”, alertou.
(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet