WhatsApp
(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

Oncomed oferece radioterapia de última geração, mais eficaz e melhora o controle do câncer e a qualidade de vida do paciente

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 08/05/2019 às 17:39

A radioterapia é uma das três principais formas de tratamento para pessoas acometidas pelo câncer, podendo ser utilizada de forma isolada ou combinada, em que se utiliza radiação para destruir o tumor. O tratamento é totalmente indolor e de rápida execução.

Como qualquer intervenção, a radioterapia pode causar alguns efeitos colaterais como:  indisposições, alterações da pele, das mucosas e de outros órgãos.  Para amenizar esses impactos no paciente, a Oncomed, clínica multidisciplinar do câncer, aderiu à Volumetric Modulated Arc Therapy (VMAT) - Terapia Volumétrica de Arco Modulado.

Essa tecnologia, que começou a ser expandida nos últimos anos, permite a redução e limitação da dose recebida pelos tecidos e órgãos normais próximos ao tumor, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.  Além disso, doses mais altas podem ser administradas ao volume tumoral, melhorando as chances de cura e há, ainda, uma redução no tempo das sessões, proporcionando mais conforto ao paciente.

De acordo com o médico Victor Sano, especialista em radioterapia da Oncomed, o sistema de tratamento permite identificar todas as estruturas, órgãos e tecidos envolvidos pela doença, assim como tecidos normais que precisam ser protegidos, permitindo irradiar somente onde o necessário. “É exatamente com essa vantagem que levamos muitos benefícios ao paciente. Se não tivéssemos o VMAT, num caso de câncer de pescoço, a radioterapia poderia atingir a parótida, glândula responsável pela salivação. Imagina destruí-la? O paciente não teria mais salivação prejudicando sua qualidade de vida. Com o VMAT, é possível destruir o tumor e poupar os tecidos normais ao redor”, relata.

Com a VMAT a sessão de radioterapia se torna muito mais rápida. “O VMAT faz um arco sem parar o tratamento. Isso pode ser seis vezes mais rápido do que o tempo de tratamento normal. Nos tratamentos de câncer de cabeça e pescoço, por exemplo, sem a técnica, cada sessão pode durar de 20 a 25 minutos. Nós conseguimos oferecer em até quatro minutos, no máximo”, pontua.

A clínica dispõe ainda no quadro de profissionais o físico-médico, Scharles Tressmann, responsável por calcular as doses que serão aplicadas nos pacientes, gerenciar o equipamento, acompanhar as sessões e responder pelo controle de qualidade do equipamento. “Nós temos um sistema computadorizado chamado de gerenciador, capaz de controlar as doses, posições do paciente e outros índices durante o tratamento”, explica.

A Oncomed conta também com um “robô” chamado de Octavios: trata-se de um dispositivo utilizado para checar se a prescrição dos médicos poderá ser realizada. “Esse fator é um adicional de segurança para o paciente.  Antes do início do tratamento, testamos com o Octavios se o que foi planejado poderá ser executado”, afirma Scharles.

A tecnologia do VMAT disponível na Oncomed foi desenvolvida na Alemanha e aplicada em hospitais conceituados em todo o Brasil, como Sírio Libanês e Albert Einstein. “Quando se tem um aparato tecnológico como este, podemos nos equiparar com os melhores centros de tratamento do Brasil, permitindo a utilização de protocolos reconhecidos internacionalmente”, explica.
(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet