WhatsApp
(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

ONCOMED-MT, 25 ANOS A FAVOR DA VIDA

Publicado por Íntegra Comunicação Estratégica em 10/09/2021 às 11:34

Uma história que une dedicação e conhecimento no tratamento do paciente oncológico
 
Valorização da vida. Uma iniciativa que representa um marco para a oncologia mato-grossense. Há 25 anos surgia em Cuiabá a Oncomed, fruto da parceria entre dois profissionais de medicina que partilham o apreço aos avanços da ciência no combate ao câncer e o objetivo de tratar os pacientes de forma personalizada, zelando pela saúde e a qualidade de vida de cada um. Assim, a oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio e o cirurgião oncológico Gilmar Ferreira do Espírito Santo deram as mãos rumo à edificação do protocolo de tratamento no qual acreditavam: qualificado, sensível e multidisciplinar. Quatro anos depois, o oncologista clínico Marcelo Benedito Mansur Bumlai aderiu à inciativa que se tornou referência no segmento.

“Hoje, ao observar nossa sede, a estrutura, os profissionais e o atendimento que realizamos, a alegria enche nosso coração. Em cada procedimento, em cada área da clínica, é possível ver nosso propósito demonstrado: a priorização da vida”, declara Cristina Guimarães Inocêncio, que é diretora administrativa da Oncomed-MT. Localizada na Rua Comandante Costa, região central da capital mato-grossense, a sede conta com uma estrutura diferenciada e de fácil acesso. São mais de quatro mil metros quadrados, sendo a primeira ala voltada a realização de consultas e quimioterapia. Nela, há 12 leitos de aplicação de medicamentos, divididos cinco salas individuais, duas salas coletivas e um leito com cama para longa duração. 

 “Vivenciar a luta contra o câncer não é fácil. Aqui na Oncomed nós buscamos amparar ao máximo o paciente, e isso começa logo na entrada. Os profissionais da portaria são habilitados a oferecer informações e apoio nos deslocamentos. O estacionamento é amplo - são 70 vagas – e, em sua maior parte, plano, apropriado a quem pode estar com a mobilidade afetada e ao tráfego de ambulâncias”, pontua o médico Gilmar Ferreira do Espírito Santo. “Ao mesmo tempo em que nos preocupamos com essas questões aparentemente simples, nosso corpo clínico busca se manter constantemente atualizado, fazendo com que as mais variadas e novas formas de tratamento oncológico estejam disponíveis aos nossos pacientes”, acrescenta Cristina.

História – Diferentemente da atual, a primeira sede da Oncomed, em 1996, era de pequeno porte, com estrutura modesta. Ficava na Avenida Getúlio Vargas, também no Centro. Posteriormente, a clínica foi instalada na Avenida Isaac Póvoas, passando a contar com mais espaço para atendimento aos pacientes. Em 2008, vem a sede própria que, ao longo dos anos, passou por ampliações e melhorias.

No ano de 2016, um marco: a inauguração da ala de radioterapia e radiocirurgia, celebrando os 20 anos da clínica. Fortemente estruturada, a radioterapia Oncomed representa um divisor de águas no tratamento do câncer em Mato Grosso. Aparelhado com equipamento de alta precisão, o serviço passou a possibilitar ao paciente oncológico passar por procedimentos minimamente invasivos, sem precisar sair do Estado. “Antes, costumava-se dizer que o melhor tratamento contra o câncer ‘era o avião’. Ou seja, excelência em radioterapia e radiocirurgia, só em outras regiões do país. Após 2016, isso mudou. Não raras vezes, pacientes chegam a buscar o serviço fora daqui e os médicos os orientam a voltar para MT, recomendando a Oncomed”, conta Marcelo Bumlai.

Novos avanços – Consolidada a estruturação da radioterapia e radiocirurgia, a Oncomed segue focada em trazer novas possibilidades de tratamento aos pacientes do Estado. Neste momento, cinco profissionais de seu corpo clínico passam por formação em cirurgia robótica. No quadro, a clínica já conta com um médico especializado. “Como as unidades hospitalares locais ainda não dispõem de aparelhamento e salas apropriadas à cirurgia robótica, temos levado nossos pacientes para serem operados por nosso especialista em unidades parceiras, que ficam em São Paulo e no Paraná. Mas a tendência é que esses procedimentos passem a ser realizados aqui no Estado, o que fortalece nosso sistema de saúde como um todo”, pondera Gilmar Ferreira do Espírito Santo.

Certificação – Sempre buscando a excelência no tratamento e segurança nos procedimentos realizados, em 2010 a Oncomed iniciou o processo de certificação de qualidade pela ONA (Organização Nacional de Acreditação em Saúde). Em 2011, veio a certificação nível 1. Em 2013, foi obtido o certificado nível 2 - “Acreditado Pleno” - e em 2015, o nível 3 - “Acreditado com Excelência”. No ano de 2018, foi concedida à clínica a renovação da certificação de excelência.

Serviços – Na Oncomed o paciente oncológico tem acesso a consultas, quimioterapia, radioterapia, radiocirurgia e cirurgia oncológica (realizada em unidades hospitalares). A clínica também conta com profissionais especializados em fisioterapia e nutrição oncológicas, psicologia e acupuntura. 

Médicos – Formam o corpo clínico da Oncomed profissionais das áreas de oncologia clínica, cirurgias oncológica, plástica, torácica e do aparelho digestivo, cardiologia, genética, dermatologia, hematologia, infectologia, mastologia, ortopedia, psiquiatria, urologia, radioterapia, pediatria e hipnoterapia.

 
(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet