WhatsApp
(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

Médica explica por que mudança de hábito pode evitar câncer

Publicado por Íntegra Comunicação Estratégica em 31/03/2022 às 15:52

Redução no consumo de alimentos industrializados combinada com a prática de atividades físicas é importante em qualquer idade, observa oncologista

Hábitos alimentares inadequados, vícios e sedentarismo podem influenciar diretamente o desenvolvimento de doenças, dentre as quais o câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 80 e 90% dos casos estão associados às chamadas causas externas, que incluem a má alimentação, o consumo de álcool, o tabagismo e a falta de exercícios físicos. Diante deste cenário, profissionais de saúde são enfáticos em recomendar a adoção de medidas capazes de contribuir com a redução na incidência tanto de neoplasias como de outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Neste sentido, oncologista clínica da Oncomed-MT, Carla Nakata, ressalta que manter uma vida ativa apresenta inúmeros benefícios. “O exercício físico ajuda a promover o equilíbrio dos níveis hormonais, fortalece o sistema imunológico e diminui o tempo de trânsito gastrointestinal, sendo responsável pela redução em cerca de 25% no risco de desenvolvimento de câncer de intestino, por exemplo. Ele também ajuda na prevenção do câncer de mama e do endométrio”. Ela reforça ainda que os programas de exercícios ideais devem incluir atividade aeróbica, trabalho de força muscular e mobilidade.

No supermercado e no prato – A médica pontua que alguns alimentos devem ser evitados, principalmente os industrializados e com alto teor de açúcar. “Produtos muito doces, como refrigerantes e bolachas recheadas, além de alimentos ultraprocessados, à exemplo das salsichas, presunto e carnes defumadas sobrecarregam o organismo, que, por sua vez, reage apresentando inflamações”.  Carla observa, ainda, que é necessário moderação na quantidade de alimentos ingeridos e atenção à variedade no prato. “É importante consumir alimentos frescos e artesanais, dando preferência aos vegetais, frutas, sementes, carboidratos e carnes magras.”

Vícios – Outros hábitos vilões de uma vida saudável é o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O cigarro convencional, eletrônico e narguilé possui o tabaco, substância que está associada a 85% dos casos de câncer de pulmão. Já a bebida alcoólica está relacionada ao desenvolvimento do câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado e intestino.
 
Para saber mais – O site do INCA (https://www.inca.gov.br/) concentra informações sobre as causas e prevenção do câncer, a entidade disponibiliza um Guia de Atividade Física para a População Brasileira, onde pode encontrar informações e dicas que podem contribuir para uma vida fisicamente ativa.
(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet