WhatsApp
(65) 3615-5221
Menu

Nossos Serviços

Corpo Clínico

Guia Paciente

Convênios

Radioterapia

Ouvidoria

Onde Estamos

Notícias

TIME DE VALOR: Equipe dedicada garante padrão de atendimento na Oncomed-MT

Publicado por Íntegra Comunicação Estratégica em 29/04/2022 às 15:29

Profissionais de diferentes áreas atuam em conjunto para acolher pacientes de forma humanizada
 
Da portaria ao consultório, o acolhimento ao paciente oncológico contribui com a qualidade de vida antes, durante e depois do tratamento. Neste sentido, contar com uma equipe multiprofissional, composta por trabalhadores qualificados, experientes e empáticos é uma das forças da Oncomed-MT, clínica fundada há 25 anos na capital mato-grossense. São quase 100 pessoas dedicadas, diariamente, a cuidar de quem vivencia a luta contra o câncer. No Dia do Trabalhador, destaque para o time que não poupa esforços em prol da saúde.

“O dia a dia é bem corrido. Sou eu quem abre a clínica. Limpo os consultórios, deixo tudo pronto e organizado para a chegada dos médicos e dos pacientes”, conta Rosângela Fanti Pereira, profissional responsável pela limpeza e que há nove anos atua na clínica. “Gosto muito de estar aqui. É um trabalho honesto e essencial.” Ela relata que muitas pessoas chegam debilitadas e temerosas em relação à doença. “Saber ouvir é importante. Um sorriso pode fazer toda a diferença no dia de um paciente oncológico”, afirma.

Foi pela indicação da orientadora do mestrado, em 2018, que a nutricionista Thayse Emanuelli Godoy Dehne escolheu a área da oncologia. A atuação da nutricionista na equipe multidisciplinar é importante na identificação de possíveis riscos nutricionais e no estabelecimento de condutas alimentares que previnam contra a desnutrição e mantenham a imunidade. “Me descobri nessa especialidade”, declara.

Na atenção personalizada a cada paciente, a nutricionista conta com a parceria da psicóloga Camila Mendes. “O psicólogo é o profissional que vai estar aberto a ouvir a pessoa em um dos momentos de maior fragilidade, angústia e sofrimento. As questões emocionais se refletem no tratamento. O acompanhamento especializado é fundamental no processo”, observa, feliz por poder contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

A trilha do combate ao câncer é composta por diversos aliados. Com 21 anos de atuação no segmento, a enfermeira Marly Maria Rodrigues destaca que os membros da equipe precisam estar preparados para atender conforme a especificidade de cada paciente. “Além da formação técnica e da busca constante por conhecimento, é importante que os profissionais sejam organizados e trabalhem com humanidade e ética. Além disso, é fundamental ter equilíbrio emocional para lidar adequadamente com o delicado contexto da oncologia.”

A visão de Marly é compartilhada pela colega Ana Carla Barros, gerente de farmácia na Oncomed. “Não é somente a manipulação do medicamento. O acolhimento importa”, afirma a farmacêutica, que já totaliza 12 anos dedicados ao tratamento do câncer. “O acompanhamento ao paciente é diário, sobretudo na observação de como os medicamentos estão atuando, e requer nossa atenção. É gratificante fazer parte de uma equipe que sabe o valor do atendimento humanizado.”
 
Atendimento humanizado que começa na recepção. Para a líder do setor, Carla Letícia Santos, acolhimento é prioridade. “Os pacientes oncológicos costumam trazer consigo muitas preocupações. Recebê-los com carinho e cuidado é essencial ao seu bem-estar”, pontua a colaboradora, ressaltando a importância de zelar pela boa comunicação com quem está em tratamento e seus familiares.

“Há pessoas que chegam aqui tristes, sem ter conseguido comer. Então, eu preparo um lanche e ofereço. Este simples ato, muitas vezes, ajuda bastante e alegra o momento”, conta Rosângela da Costa, copeira da Oncomed há 18 anos. “Eu gosto de conversar. Inclusive, tem paciente que já conhece a gente, sente falta e pergunta: cadê a Rosângela da copa? Isso me deixa feliz e realizada.”

Diretora administrativa e uma das fundadoras da unidade, a médica Cristina Guimarães Inocêncio ressalta a importância dos colaboradores para a clínica. “Nosso propósito é entregar excelência no tratamento multidisciplinar do câncer. A ciência e a tecnologia são, certamente, fundamentais no cumprimento deste objetivo, mas nada supera o valor das pessoas. Um time dedicado, que atua coeso em favor da vida, é precioso. Esse é o time Oncomed.”
(65) 3615-5221
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet