ASCO 2024: Diretor da Oncomed-MT fala sobre avanços apresentados no maior evento de oncologia clínica do mundo 

Cerca de 45 mil pessoas se reuniram em Chicago, nos Estados Unidos, no encontro o anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), maior evento dedicado à especialidade no mundo. Para a edição 2024, o tema escolhido foi “A arte e a ciência do tratamento do câncer: do conforto à cura”. Este ano, mais de 7 mil trabalhos científicos foram submetidos, estabelecendo um novo recorde: cerca de 5 mil selecionados para apresentação. 

O tema central do ano destacou a importância de apoiar os pacientes não apenas nos momentos de cura, mas também quando ela não é possível. As sessões abordaram tópicos como bem-estar do paciente, medidas de conforto e sobrevivência. Pela primeira vez, uma sessão plenária incluiu um estudo sobre cuidados paliativos, explorando a eficácia da telemedicina neste contexto. 

Avanços científicos – No evento foram destacados, além da importância dos cuidados paliativos, novos estudos sobre o tratamento do câncer de pulmão e aparelho digestivo. “O benefício da adição da imunoterapia ao tratamento do câncer de pulmão de pequenas células foi um avanço importante, posto que este tumor não tinha mudanças em seu tratamento há décadas e, agora, teremos um novo paradigma neste cenário”, afirmou Marcelo Benedito Mansur Bumlai, diretor da Oncomed-MT. 

Outro ponto importante debatido no evento foi a quantidade de novos estudos com resultados positivos com o uso dos novos ADCs (complexo anticorpo-droga conjugado), comprovando a rápida evolução no tratamento das doenças malignas. Além disso, “novas abordagens com adição da imunoterapia previamente ao tratamento cirúrgico do melanoma também são uma excelente novidade apresentada no evento”, destaca Bumlai. 

Nova abordagem – O ASCO adotou um formato diferente para as apresentações de pesquisas este ano. Em vez de iniciar com o contexto e os antecedentes, os palestrantes foram instruídos a apresentar os resultados do estudo antecipadamente e repeti-los ao final da palestra. Esse ajuste foi feito com base na observação de que o engajamento e a retenção das informações tendem a ser melhores quando os resultados são apresentados no início, em vez de apenas no final da apresentação. 

A reunião deste ano não apenas evidenciou avanços científicos significativos, mas também reforçou a importância do cuidado integral e humano no tratamento oncológico, consolidando o Congresso Anual da ASCO como o evento de maior importância para a comunidade médica oncológica global. 

 

Assessoria de Imprensa:

Íntegra Comunicação Estratégica

(65) 9 9339-7982 | (65) 9 9338-815

Deixe um comentário

Atendimento WhatsApp