Oncomed colore Multiação de rosa

Edição comemorativa, população presente desde o comecinho da manhã e uma força-tarefa social para levar serviços gratuitamente à comunidade do Jardim Passaredo e região. Parceira da iniciativa desde 2016, a Oncomed-MT abriu a programação do Outubro Rosa durante o Multiação 10 anos, realizado neste sábado (30.09) em Cuiabá. Cerca de 20 profissionais, entre médicos especialistas, enfermeiros, técnicos e atendentes se mobilizaram para acolher mulheres que compareceram ao stand da clínica. Foram disponibilizadas 100 consultas, com a possibilidade da realização posterior de até 100 mamografias, para casos em que o exame fosse indicado.

“O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa mensagem é dita ano após ano – e precisa continuar sendo enfatizada”, declara a oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio, diretora da Oncomed-MT. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 74 mil novos casos da doença devem ser registrados no país este ano. “As projeções anteriores ficavam na casa do 66 mil novos casos. Os novos dados apontam um aumento de 12% na incidência, o que gera uma grande preocupação, ainda mais quando consideramos que a doença tem se manifestado em mulheres cada vez mais jovens.”

Parte fundamental da detecção precoce do câncer de mama, a mamografia deve ser feita anualmente por mulheres acima dos 40 anos. No lançamento da campanha, no Multiação, a Oncomed se dedicou a atender, prioritariamente, moradoras do Jardim Passaredo, Tijucal e bairros vizinhos que estão nesta faixa etária e não haviam feito o exame nos últimos 12 meses.

Durante todo o mês de outubro as mamografias disponibilizadas no evento poderão ser realizadas no Hospital Geral Universitário (HGU), parceiro da Clínica no Outubro Rosa 2023. O exame permite a visualização de tumores pequenos, não palpáveis. Neste sábado, as consultas foram realizadas por oncologistas clínicos e cirurgiões oncológicos.

Karen Trasel, 47, já passou por uma cirurgia oncológica e faz questão de manter o acompanhamento em dia. “A palavra câncer assusta, então as pessoas falam ‘quem procura acha’ , mas é melhor achar no começo e tratar”, afirma, satisfeita com o acesso à consulta e aos exames que necessita fazer.

Deixe um comentário

Atendimento WhatsApp