Oncomed traz novo serviço a Cuiabá; projeto inicial é direcionado a pacientes com câncer de mama
A nomenclatura é diferente: enfermagem navegadora. A atuação, abrangente e especializada. Com foco no atendimento humanizado, resolutivo e de excelência, a Oncomed, clínica sediada em Cuiabá (MT), dá mais um importante passo de qualidade com a implantação do novo serviço. Direcionado, na primeira fase, às mulheres com câncer de mama e pacientes internados, ele proporciona uma visão completa de cada pessoa, em todas as etapas do tratamento.
À frente do programa, a enfermeira navegadora Mariza Tupan explica que a abordagem, já utilizada em grandes centros e recém-chegada à capital mato-grossense, consiste no processo de guiar os pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de câncer a partir do momento em que chegam à Clínica. “Iniciamos o programa de navegação no último trimestre de 2022, ou seja, há seis meses, e temos resultados positivos.”
Entre os benefícios já percebidos, a enfermeira destaca a melhora no monitoramento do acesso ao tratamento, com redução de tempo para realização de exames e retorno médico. No período, verificou-se, também, o aumento do número de encaminhamentos à equipe multiprofissional, de acordo com as necessidades individuais detectadas precocemente na consulta de enfermagem. “As próprias pacientes incluídas nesta primeira etapa têm dado feedbacks extremamente favoráveis ao programa, o que nos motiva diariamente”, relata.
Conhecimento – A navegação de pacientes com câncer requer, prioritariamente, sólido conhecimento em oncologia. Uma vez que esse profissional já tenha se especializado na área, dispõe de conhecimento sobre o mecanismo do câncer, as modalidades de tratamento, manejo de toxicidades e outros aspectos que compõe uma base fundamental para fornecer informações claras e seguras ao paciente. “Além disso, é extremamente relevante passar por um curso de aprimoramento em navegação, a fim de adquirir ferramentas práticas para implantação e atuação desse serviço, adaptando as estratégias de acordo com a necessidade institucional”, observa Mariza.
Como o termo navegador sugere, ao pilotar o leme durante a jornada do paciente oncológico o profissional especializado zela pela agilidade na realização dos procedimentos indicados, atuando diretamente na solução de eventuais barreiras financeiras, administrativas ou psicológicas que possam vir a impactar o tratamento. “Nosso objetivo é entregar, cada dia mais, um atendimento de alta qualidade aos nossos pacientes. A navegação demonstra com propriedade o atendimento humanizado e a visão multidisciplinar da Oncomed”, pontua a diretora administrativa, oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio.
Conexão – Uma das pacientes acompanhadas pela enfermeira navegadora, V.L. conta ter sido amparada desde o começo do tratamento. “Todo o processo é delicado, sobretudo na fase inicial, quando temos muitas dúvidas. Houve momentos em que precisei de apoio para que o convênio autorizasse a realização de exames e pude contar com a enfermeira navegadora. Ela também observa meu quadro de saúde geral – como ocorreu quando tive uma gripe – e organiza os agendamentos, conciliando as datas de procedimentos e retornos ao médico, por exemplo. Me sinto acolhida.”
O contato da profissional de navegação não é restrito a quem está em tratamento. Familiares ou amigos que acompanham as pacientes são incluídos no processo, recebem orientações e têm canal de comunicação aberto com a Clínica.