Mulheres recebem atendimento e mamografias gratuitamente, reforçando o propósito do mês: o diagnóstico precoce do câncer de mama
Sábado dedicado à promoção da saúde feminina. Em uma ação que une solidariedade e informação em prol do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Oncomed-MT, em parceria com a Imagens Medicina Diagnóstica, ofertou 100 consultas e mamografias gratuitas. Além dos atendimentos, a ação em celebração ao Outubro Rosa também levou informação sobre a doença que deve atingir 74 mil mulheres só em 2024, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Maria Martins de Souza, 69 anos, conhece a doença de perto. Com histórico de câncer de mama na família, reforça o cuidado com a saúde todo ano com consultas regulares e a realização da mamografia. Ela reflete que as mulheres precisam estar atentas. “Acho que deixar para depois, muitas das vezes, pode não dar mais tempo. A vida é uma só. E para viver bem, só com saúde, você precisa cuidar de você”.
Antes das 7h da manhã, Terezinha Ferreira de Paula, 68 anos, já estava na clínica. Moradora do bairro Vitória Régia, em Várzea Grande, estava há dois anos sem fazer mamografia. “Achei muito legal essa oportunidade e vim colocar os exames em dia”. Já Josieli Duarte, 44 anos, encontrou no Atendimento Solidário a oportunidade de verificar um nódulo que surgiu na mama. “Estava preocupada por não ter conseguido fazer os exames ainda. É um acompanhamento que precisa ser feito anualmente”.
Para a oncologista clínica e diretora administrativa da Oncomed-MT, Cristina Guimarães Inocêncio, o evento reforça a importância deste mês, mas também enfatiza que os cuidados devem ser contínuos ao longo do ano. “Consultas e exames, como a mamografia, precisam ser parte integral da rotina das mulheres. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam. As mulheres precisam persistir nesse cuidado”, destaca.
Fisioterapia oncológica – A Fisioterapia Oncológica foi outro assunto presente no Atendimento Solidário. A fisioterapeuta especializada em oncologia, Laura Alves, levou informação sobre a importância da terapia no tratamento da doença. “A fisioterapia desempenha um papel importante durante todas as etapas, diagnóstico, cirurgia, quimioterapia e radioterapia, promovendo bem-estar, mais mobilidade e qualidade de vida ao paciente”.
No câncer de mama, a terapia é essencial para tratar o linfedema, uma disfunção comum após a cirurgia, que pode acumular fluído no braço que foi realizada a cirurgia.